TRICOLOGISTA é o profissional envolvido no estudo e cuidados com os cabelos, área da ciência denominada TRICOLOGIA. Ele trabalha em campos tão diferentes como a Genética, a Biologia Molecular, a Cosmecêutica, a Engenharia Cosmética, a Química Farmacêutica e a Medicina.
01/08/2010
A DERMATITE SEBORREICA
A Dermatite Seborréica – Pityriasis steatoides
Apresenta-se como uma inflamação que ocorre em áreas com grande número de glândulas sebáceas: couro cabeludo, sobrancelhas, pálpebras, lados do nariz, parte posterior das orelhas e meio do peito.
A pele torna-se vermelha , áspera e é recoberta por escamas.
As escamas podem ser secas ou gordurosas, finas ou espessas, geralmente acinzentadas ou amareladas, quase sempre aderentes, podendo ser acompanhadas ou não de prurido.
A presença de dois fungos , o Pityrosporum ovale e o Pityrosporum orbicular, estão envolvidos neste processo, pois nos pacientes afetados ocorre uma grande quantidade destes fungos nestas áreas ( 82% na dermatite seborréica, 74% na caspa e 47% nos que não apresentam o problema).
No couro cabeludo pode evoluir com escamas aderentes, duras, espessas, difíceis de destacar, constituindo a “pseudo-tinha-amiantácea”.
A Blefarite e a dermatite do conduto auditivo externo também são manifestações desta afecção.
A Dermatite Seborréica geralmente é crônica.
Ela melhora com o tratamento ,mas tende a voltar periodicamente.
O vento, o calor, a umidade, o suor, o uso de bonés, o dormir com o cabelo molhado, o estresse, as alterações hormonais, os xampus inadequados, a água quente do banho e o clima frio do inverno tendem a agravar os sintomas.
A exposição à luz solar melhora os sintomas.
Xampus e loções medicamentosas são indicados levando em conta a gravidade de cada caso.