TRICOLOGISTA é o profissional envolvido no estudo e cuidados com os cabelos, área da ciência denominada TRICOLOGIA. Ele trabalha em campos tão diferentes como a Genética, a Biologia Molecular, a Cosmecêutica, a Engenharia Cosmética, a Química Farmacêutica e a Medicina.
01/08/2010
O CONDICIONADOR
Os condicionadores formam uma película invisível sobre os fios com cargas elétricas positivas, que fecham as escamas e facilitam o pentear.
Possuem, ainda, princípios ativos com peso molecular muito pequeno, que penetram no Córtex capilar e recompõem sua estrutura.
Dependendo dos princípios ativos e das suas formulações, os condicionadores propiciam aos cabelos:
Elasticidade
Suavidade
Brilho
Maciez
Movimento
Os xampus e condicionadores diferem, basicamente, na carga do surfactante.
Os xampus contém surfactantes aniônicos( negativos), enquanto que os condicionadores têm surfactantes catiônicos(positivos).
Quando o cabelo está sujo, ele contém óleo e uma série de partículas de poeira e outras sujeiras que aderem à superfície do cabelo.
Esta mistura é, geralmente, insolúvel em água - daí a necessidade de um xampu para o banho. O surfactante ajuda a solubilizar as sujeiras.
O cabelo, após o uso do xampu, fica carregado eletrostaticamente, devido a repulsão entre as moléculas do surfactante (negativas) "ligadas" à queratina.
É aí que entra o condicionador, ele é capaz de agregar e arrastar as moléculas de xampu que ainda estão no cabelo.
Nos condicionadores existem também substâncias oleosos, para repor a oleosidade do cabelo que foi extraída com o xampu.
Condicionadores Intensivos - usados no banho durante 3 minutos.
Condicionadores Profundos –para cabelos ressecados, usados com fonte de calor ou não.
Condicionadores leave-in e leave-on – usados sem enxágüe.