SITES

16/08/2010

CABELO BRANCO - MELANINA DO CABELO

Testo retirado do livro Terapia capilar - uma abordagem complementar (vide o link).
A melanina, o pigmento responsável pela coloração dos cabelos é uma proteína produzida no citoplasma dos melanócitos, células do folículo piloso.
Alguns fatores podem fazer com que esta produção se altere.
Em alguns, o cabelo grisalho resulta do acúmulo de peróxido de hidrogênio, que resulta da diminuição da enzima catalase a qual quebra o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio.
Com isso diminui a produção da tirosinase, outra enzima que é responsável pela produção de melanina e então os grânulos de pigmentos que antes davam cor aos cabelos são substituidos por bolhas de ar.
Outra causa é a apoptose (morte celular programada - determinada genéticamente) dos melanócitos .
A idade que isso acontece depende da herança genética de cada pessoa.
Doenças auto-imunes como hipertireoidismo, hipotireoidismo e e anemia perniciosa também podem levar ao grisalhamento prematuro.
Afora as situações referidas assima, do ponto de vista nutricional a baixa ingestão de cobre pode levar a um embranquecimento dos cabelos.
Por isso devemos dosar o cobre no sangue e repor quando necessário.
Alimentos que contem cobre são frutos do mar e chocolate amargo.



Muitos desejam assumir os cabelos brancos.
Sol, poluição, nicotina e colorações podem no entanto deixá-los com um tom amarelado.
Para evitar isso existem xampus com corantes especiais, feitos para o uso eventual, e que são formulados à base de extratos naturais ou pigmentos na cor violeta .
Eles depositam-se sobre os fios e como a cor violeta neutraliza a amarela, o resultado é um branco acinzentado, conquistado de forma gradual e progressiva.
A eficácia do produto é interrompida com a suspensão do uso.