SITES

30/08/2010

A NUTRIÇÃO E O CABELO


Existe uma correlação direta entre o que comemos e a nossa saúde.
Os alimentos são a fonte de energia e matéria prima para manter em atividade nosso organismo e produzir os hormônios, as enzimas e as proteínas necessárias ao nosso desenvolvimento.
A composição do cabelo é de 90% proteína, 8% água e 2% minerais.
Depois das células sanguíneas, que são produzidas na medula óssea, e das células que formam a mucosa do nosso estômago, as células do bulbo capilar são as que tem maior velocidade de reprodução.
Daí o por que do cabelo ser muito sensível a mudanças internas do nosso organismo.
Qualquer fator do organismo que reduza a síntese de proteínas repercutirá sobre o crescimento dos cabelos.
Regimes radicais ou estados de desnutrição com falta de proteínas, vitaminas ou óleos essenciais aumentarão o número de folículos em fase de repouso, determinando o afinamento, a perda do brilho e a interrupção do crescimento dos fios.
O ressecamento é o primeiro sinal de que os cabelos estão desnutridos, sendo que a perda da umidade dos fios provoca uma diminuição da coesão entre as células, facilitando com que eles se quebrem.
Além da alfa queratina, da melanina, das ceramidas, o cabelo contém pentoses, fenóis, cobre, zinco, ferro, manganês, cobalto, cálcio e alumínio.
São as proteínas que respondem por mais ou menos 97% da estrutura de nosso cabelo,sendo que 15 a 20% do consumo de proteínas é utilizada para o crescimento da pele dos cabelos.
Mantenha uma vida saudável e uma alimentação rica em aminoácidos e proteínas, cobre, ferro, zinco, óleo de linhaça e complexo B, além de fazer exercícios físicos.
Esses fatores contribuem para uma boa nutrição capilar e irrigação do couro cabeludo.