SITES

06/03/2011

CABELO E UNHA


Os cabelos e as unhas são chamados Anexos Cutâneos e são semelhantes em vários aspectos: são compostos de queratina, crescem continuamente e são termômetros do que ocorre no organismo.
A unha é constituída de escamas de queratina dura fortemente aderidas umas as outras.
A parte visivel da unha é Lâmina (formada por células mortas) a qual normalmente é transparente, lisa e está colada no seu leito.
A área branca, em formato de lua crescente, que está junto da Cutícula  é chamada de Lúnula. O restante da Lâmina é normalmente rosada.
A Raiz (matriz ungueal), escondida sob a Cutícula é onde as células proliferam e asseguram o crescimento da unha.
Os componentes químicos das unhas são: Nitrogênio, Enxofre, Cálcio, Magnésio, Sódio, Ferro, Zinco, Lipídios ( Colesterol) e Água.


Em média as unhas crescem 0,1mm por dia e possuem espessuras que variam de 0,50 mm até 0,75 mm.
Sempre que houver queda de cabelos ou cabelos frágeis e quebradiços devemos prestar atenção nas unhas.Onicosquizia (unhas frágeis):
A falta de nutrientes devido a regimes alimentares drásticos ou a má absorção dos mesmos (cirurgia para emagrecer/alterações do trânsito intestinal) determina alterações nos Anexos Cutâneos.
A deficiência de vitaminas e de minerais influi sobre os cabelos e as unhas.
Além disso existem dermatoses ( Psoríase, Eczemas, Líquen Plano e Pelada) e outras doenças sistêmicas como a Anemia, o Hipertireioidismo e o Hipotireoidismo que atingem tanto os cabelos como as unhas.
                                                                                                                                                                                                                             
Anemia: Na falta do Ferro, que causa a anemia, as unhas ficam pálidas, quebradiças, secas, sem brilho e apresentam sulcos transversais na Lâmina.
A ponta da unha começa a se desgrudar do dedo (onicólise).
Seu formato tende a ser côncavo (coiloniquia).
Os cabelos apresentam-se ressecados e quebradiços e caem em quantidades maiores que as normais.

Falta de Zinco : Nesse caso existe intensa descamação ao redor das unhas , linhas transversais acentuadas na Lâmina, cutículas secas e engrossadas e a coloração é acinzentada. Os cabelos são quebradiços e caem.

Desnutrição: Unhas finas, esbranquiçadas com pequenas hemorragias.

Hipertireioidismo: Crescimento rápido, afinamento, enfraquecimento e amolecimento das unhas, por vezes descolamento da parte distal. Cabelos finos, crescimento rápido  e quebradiços.

Hipotireoidismo: Unhas opacas e grossas com crescimento lento, descamação e estrias. Cabelos grossos, secos e frágeis.

Diabetes: A unha engrossa, fica avermelhada e apresenta tendência a micoses. Queda de cabelo.

Doenças Renais: Quando ocorre perda de proteína pelo rim acontece um engrossamento das unhas que podem apresentar linhas transversais esbranquiçadas ou metades avermelhadas e metades brancas.

Doenças Gastrointestinais: Doença de Chron e diarreias crônicas.As unhas ficam doloridas e frágeis, descolam na parte distal ou descamam revelando pontos hemorrágicos.

Doenças do Fígado: Uma palidez geral das unhas ou apresentam-se muito brancas junto as cutículas e com cor normal no restante, sobretudo na cirrose quando as unhas ficam brancas no centro e de cor rosada ao redor.Unhas quebradiças e frágeis. Queda de cabelos.

Doenças da supra renal : unhas escuras.

A Vitamina A : Quando falta esta vitamina as unhas apresentam um aspecto de "casca de ovo", esbranquiçadas e quebradiças.
Quando em excesso provoca afinamento e pontos brancos nas mesmas.
O excesso de Vitamina A pode alterar a forma dos cabelos e determinar a queda dos mesmos.

Carência de vitamina B12 - Aparecem linhas longitudinais escuras acinzentadas nas unhas e os cabelos caem.
Carência de Vitamina C : Pontos avermelhados (hemorragia) no leito da Lâmina.

Carência de Vitamina B3 (Nicotinamida) Surgem linhas transversais esbranquiçadas na Lâmina e descolamento da parte distal da unha ( apresentação frequente em alcoólatras).

Uma dieta rica em proteínas, vitaminas e minerais é importante para termos as unhas e os cabelos saudáveis.