SITES

29/08/2010

A ALOPECIA MEDICAMENTOSA





Os cabelos são importantes na comunicação social e sexual.
Para as mulheres os cabelos são símbolos de feminilidade e sedução.
A queda dos cabelos é vivenciada como uma diminuição da beleza e da sensualidade que agride a personalidade, pois determina uma mudança da imagem e do conceito que a pessoa tem de si mesma.
As quedas capilares causadas por drogas ou medicamentos, geralmente se manifestam três a seis semanas após a ingestão da substância e caracterizam-se por uma perda difusa dos cabelos.
São chamadas de eflúvios, os quais dependendo das características da haste capilar se classificam em telógenos ou anágenos.
Eflúvio telógeno é a perda de grande quantidade de cabelos, de forma relativamente sincronizada, que estão na fase telógena do ciclo de crescimento.
O mesmo acontece no Eflúvio Anágeno, quando os cabelos estão na fase anágena do ciclo capilar.


SUBSTÃNCIAS QUE PODEM CAUSAR QUEDA DE CABELO - EFLÚVIOS:
Produtos químicos como tálio e ácido bórico.
Anticoagulantes - Heparina,Cumarínicos,
Antidepressivos e Antipsicóticos - Amiptriptilina, Doxepina, Haloperidol, Lítio.
Antiinflamatórios não esteróides - Carbimazol, Tiouracil,
Antiinflamatórios – Indometazina, Corticosteróides,
Antitumorais - Metotrexate, Bleomicina, Ciclofosfamide, Epirubicina, Isofosfamide, etc.
Drogas cardíacas - b-bloqueadores, Verapamil,
Retinóides - Etretinato, Isotretinoína, Vitamina A.
Anticonvulsivantes - Carbamazepina, Ac. Valpróico.
Drogas endócrinas e neurológicas - Bromocriptina , Levodopa.
Antibióticos - Gentamicina, Etambutol, Sulfasalazina, Cloranfenicol.
Antitiroidianos - Carbimazol, Tiouracil.
Anorexígenos – Dietilpropiona.





OS CABELOS E OS TRATAMENTOS PARA O CÃNCER.
Os doentes de câncer, além da doença, enfrentam a possibilidade dos cabelos enfraquecerem devido aos efeitos colaterais dos tratamentos de radioterapia ou de quimioterapia.
Os medicamentos oncológicos matam as células saudáveis das mucosas e do epitélio capilar que têm características semelhantes as tumorais.
Em alguns indivíduos, dependendo do medicamento ou da combinação dos mesmos, pode até cair os pelos mais grossos como as sobrancelhas, os cílios, os pelos que cobrem o púbis, as axilas e os pelos de outras partes do corpo.
Normalmente eles começam a cair poucas semanas após o inicio da terapia oncológica, ou podem rarearem e tornarem-se secos e frágeis quebrando facilmente.
Raramente o couro cabeludo dói, fica inflamado e os cabelos caem repentinamente no prazo de dois dias.
Nesses casos de um modo geral a queda de cabelos é reversível, isso por que os folículos ainda que prejudicados pela terapia se restabelecem rapidamente.
Em alguns casos renascem mais crespos e com cores diferentes .
Em outros no entanto, dependendo das doses e dos medicamentos utilizados, eles não voltam a crescer.
Nos hospitais de oncologia está sendo usada uma touca de gel de silicone que mantem o couro cabeludo numa temperatura de 5 Graus (DigniCap) causando vasoconstrição impedindo o efeito da quimioterapia sobre os folículos. Outro produto imporado dos Estados Unidos, a touca Elasto-Gel, é colocada 15 minutos antes da quimioterapia, trocada a cada 45 minutos e mantida por outros 15 minutos depois de terminada a aplicação.
Os cabelos durante o tratamento também não devem ser submetidos a escovações e tinturas.
Quando da radioterapia, a queda somente acontece quando o couro cabeludo se encontra parcial ou totalmente no campo de tratamento, dependendo ainda da duração e da dose de radiação recebida.
Chapéus, lenços e perucas estão indicados durante o tratamento para o tumor, além de um xampu suave e uma loção hidratante para o couro cabeludo se ele apresentar ressecamento, escamas ou prurido.
Após o término do tratamento para o câncer, aplicações do Laser de Baixa Freqüência e o uso de loções com fatores de crescimento folicular ajudarão aos cabelos voltarem fortes e saudáveis.


HIPERTRICOSES:
Algumas drogas podem determinar o crescimento exagerado dos fios em diversas áreas do corpo.
Difenilhidantoina, Diazóxido, Estreptomicina,Ciclosporina , Minoxidil.