SITES

25/08/2010

HORMÕNIOS E OS CABELOS.



São muitas as causas da queda dos cabelos nas mulheres.
As hormonais são frequentes. A investigação médica deverá ser minuciosa para chegar à causa da Alopecia, pois os ciclos de crescimento dos cabelos sofrem influência de diversos tipos de hormônios.
Os Andrógenos:
Os receptores de andrógenos são encontrados nos núcleos das células basais das glândulas sebáceas e dentro da bainha externa da raiz do folículo piloso.
Os andrógenos (mediados pelo fator I e II de crescimento insulina-simile) na papila dérmica promovem a miniaturização dos folículos.
No folículo a Testosterona é reduzida pela 5 a-redutase ( 1 e 2) transformando-se em Dihidrotestosterona.
Nas glândulas sebáceas a Adrostenediona é transformada em Testosterona pela enzima 17b-hidroxisteróide desidrogenase.
A Androstenediona e a Testosterona são transformadas respectivamente em Estrona e Estradiol pela Aromatase (CYP19), diminuindo a Dihidrotstorenona dentro da célula e protegendo o folículo da miniaturização.
A Dihidroepiandrosterona é convertida em Adrostenediona pela enzima 3b-hidroxisteróide desidrogenase.
As mulheres tem seis vezes mais Aromatase que os homens na região frontal o que resulta em maior converção da Testosterona em Estrona e Estradiol, reduzindo a transformação da Testosterona em Dihidrotestosterona. Nos homens os folículos da região frontal do couro cabeludo tem metade da quantidade de Aromatase quando comparado com os folículos da região ocipital.
Os Estrógenos:
Os estrogênios prolongam a fase anágena e encurtam a fase telógena. Na menopausa os estrogenos diminuem e deixam de oferecer essa proteção aos cabelos.
A Tiroxina:
A Tiroxina prolonga a fase telógena. A sua falta no Hipotireoidismo promove o eflúvio telógeno.
A Insulina:
O Hiperinsulinismo tem o mesmo efeito dos andrógenos determinando em muitas mulheres um padrão de distribuição dos pelos semelhante ao masculino.
O Cortisol:
Os Cortisol produzido pelas supra-renais promove a apoptose celular (morte programada).
O Paratohormônio:
O Paratohormônio e o Peptideo HTP correspondente inibem o crescimento dos cabelos.