SITES

23/08/2010

ALIMENTOS FUNCIONAIS PARA O CABELO

O estilo de vida (entendendo-se aqui como os cuidados com a nutrição, o couro cabeludo e os cabelos) é um modulador do fator genético no desenvolvimento de certas afecções.
Pesquisas demonstram que a carência de certos nutrientes favorece a queda de cabelo, além de deixa-los ressecados, quebradiços e com pontas duplas.
Uma dieta orientada, associada a cuidados e produtos cosméticos adequados, apresenta efeitos anti - oxidantes e anti-inflamatórios, constituindo-se numa verdadeira ação anti-aging para o couro cabeludo e os cabelos.
Os seguintes alimentos contribuem para a saúde dos cabelos:



Semente de linhaça – (Linus usitantissimum)
Possui os óleos insaturados ômega 3 (57%), ômega 6 (15%) e ômega 9 (19%) que restauram o equilíbrio entre as citoquinas pró e antiinflamatórias, sendo imprescindíveis no reforço imunológico do organismo.
Os óleos ômega 3 apresentam excelentes resultados em problemas de degeneração funcional das células do corpo e nos processos auto-imunes.
A semente de linhaça possui ainda a provitamina A, as vitaminas B, D e E e fitoesteróides que promovem a renovação celular do bulbo piloso.



Soja – (Glycine max)
Seu poder nutritivo equivale à carne, fazendo parte do grupo dos alimentos construtores.
É fonte dos isoflavonóides (genisteína e daidzeina), que quando presentes na alimentação, tranforman-se em eqüol, substância que equilibra a ação no organismo da de-hidro-testosterona( DHT).
A soja também é rica em iodo, magnésio, potássio , fósforo e vitaminas como a niacina e o ácido fólico, importantes para o crescimento dos cabelos.



Levedo de cerveja – (Saccharomyces cerevisiae)
Seus principais constituintes são enzimas (maltases, emulsinas, proteases, oxidases, peroxidases, redutases), vitaminas (B1, B2, B6,B12,PP, F, H, C, D e E), lipídeos (glicerídeos,lecitinas e esteróis), e sais minerais (fosfato de potássio, sódio,cálcio e magnésio).
Contém todos os aminoácidos essenciais para o metabolismo humano e 14 minerais que combatem os efeitos do estresse e estimulam o metabolismo folicular.