SITES

19/08/2010

A CASPA




Caracteriza-se pelo excesso de descamação do couro cabeludo, não ocorrendo inflamação. A pele do couro cabeludo passa a eliminar as células mais rapidamente que o normal.
Alimentos de baixo valor nutritivo ou a falta de proteínas e dos óleos poliinsaturados, podem contribuir.
Segundo sua intensidade pode ser classificada como:
Leve - Pequenos flocos esbranquiçados aderentes ao couro cabeludo, próximos à implantação dos fios, perceptíveis somente após raspagem ou escovação.
Moderada - Os flocos se encontram soltos entre os fios mesmo na ausência de processos que promovam seu deslocamento do couro cabeludo.
Intensa - Caracteriza-se por descamação acentuada de flocos de tamanhos variados, abundantes e perceptíveis entre os fios e sobre os ombros do portador.
A Caspa e a Dermatite Seborréica encontram-se presentes em 40% da população branca adulta e estão relacionadas com predisposição genética e fatores ambientais.
Suas incidências aumentam nos meses do inverno.
Alterações na composição da gordura produzida pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, que resultam no aumento da alcalinidade da pele (alteração do PH) parecem predispor o surgimento destas afecções..
Raras e brandas nas crianças, têm suas incidências e gravidades máximas por volta dos 20 anos, sendo pouco freqüentes após os 50 anos.
A caspa, que não é contagiosa, agrava com a falta de lavagem dos cabelos e piora com banho quente e as alterações de temperatura no inverno, estresse, fadiga, alimentação gordurosa, umidade do ar, todos fatores que ajudam no desenvolvimento dos fungos causadores da caspa.
Trata-se de um problema controlável, mas recorrente.
Existe a caspa seca e a caspa gordurosa dependendo da produção de sebo do couro cabeludo.
O xampu para combater a caspa deverá levar em conta esta condição.