SITES

16/08/2010

PEDICULOSES - PEDICULUS CAPITIS - (PIOLHO)




Mais comuns no verão, a infestação dos piolhos atinge principalmente as crianças que têm o hábito de ficar em grupos. Não é um problema causado por falta de higiene e nada impede que pais peguem piolho dos filhos. Até hoje, porém, não há explicação científica para o fato de algumas crianças serem menos suscetíveis ao problema do que outras.
Forte coceira na cabeça, além de irritação, pequenas feridas e vermelhidão na nuca e na parte de trás das orelhas são alguns dos sintomas mais comuns da infestação por piolhos.
O piolho se alimenta de sangue (hematófago) e, nas regiões da nuca e por trás da orelha, ele encontra um ambiente propício para isso. A picada deixa feridinhas, que são entradas de bactérias e, por isso, há possibilidade do surgimento de infecções
Os piolhos não voam ou pulam de uma cabeça para outra passam pelo contato direto entre os fios de cabelo.
Um abraço apertado entre dois indivíduos, por exemplo, já é o suficiente para que ocorra a infestação.
O compartilhamento de objetos como bonés, roupas, pentes, escovas de cabelo ou presilhas também deve ser levado em consideração.
Eles também podem caminhar da cabeça para a cama, o sofá, as almofadas ou as toalhas.
Lave com água quente toda a roupa de cama, capas de sofá, almofadas e toalhas. Aspire a casa diariamente
Catar os piolhos com pente fino ainda é a melhor forma de eliminá-los.Vinagre ajuda a soltar as lêndeas. A umidade estimula a proliferação dos piolhos. O secador é um ótimo aliado. Depois do banho, seque bem a cabeça do seu filho.
Os piolhos não vão embora sozinhos. Interromper a medicação ou deixar de passar o pente fino por apenas um dia já é o suficiente para voltar à estaca zero. A medida mais radical, o corte de cabelo, apresenta bons resultados. Isso porque o piolho, a caspa e a lêndea não terão mais o fio para grudar. Passar vinagre somente no cabelo e depois usar o pente fino é indicado para a erradicação das lêndeas, que incham com a substância e saem com mais facilidade